top of page

Vamos fortalecer nossas asas, mas sem esquecer dos nossos pés...


Eu acho que a família é a sala de aula desse planeta escola. É onde aprendemos tudo, de bom e de ruim. Não saímos dessa sala, apenas progredimos com os conteúdos... ou regredimos.

Os pais podem ser professores dedicados, mas que ensinam a lição com severidade porque assim foram também ensinados. Só conseguimos enxergar que houve amor quando já estamos longe na lição da vida. Mesmo porque a ideia de amor que temos, quando ainda somos inexperientes, é que o amor é suave, terno, compreensível e não enxergamos nada disso em pais disciplinadores e exigentes.

Muitas vezes é pelo medo que têm em nos perder que os pais agem com rispidez. É como um tapa na mão do filho que teima em enfiar os dedos na tomada. Compreender o amor dado e recebê-lo como nos foi dado é a grande lição que temos a aprender com a família.

Penso o quanto é difícil ver o filho seguir por um caminho conhecido onde já foi trilhado e já se sabe que esconde vários perigos, mas acredito que pior é o caminho desconhecido onde não há como dar muitos conselhos.

É essa a hora da avaliação da família onde tudo que foi aprendido é posto à prova.

Os pais que procuram manter os filhos sob suas asas e não os incentivam a seguir o próprio destino são reprovados. Esses pais muitas vezes só sentem a reprovação quando vê os filhos desmotivados e sem forças para enfrentar a vida.

Os filhos que se acomodam ao aconchego do lar são reprovados e ainda que inconscientemente, passam a reclamar dos pais. São os rebeldes que seguem o caminho, mesmo se sentindo culpados por terem que deixar os pais para traz.

É na família que os pés devem ser bem cuidados e as asas fortalecidas. Os pés são os bons valores passados diariamente, de respeito, honestidade, altruísmo, companheirismo, solidariedade e muitos outros. As asas são a coragem e a determinação. São os pés que nos apoiam quando as asas precisam descansar.

Vamos fortalecer nossas asas, mas sem esquecer dos nossos pés.



16 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Rosália Pedraça
Rosália Pedraça
May 20, 2022

Vanda, pensando na época de adolescência. Que peso de não contrariar os pais.

Mamãe deve ter feito tantas vezes "estar doente" para descansar. 😥😥😥

Like
bottom of page