top of page

Que deus é esse?

Na hora da raiva generalizamos tudo e para o negativo. Quando a fome aperta e não encontramos algo que queremos comer, na hora dizemos: -Não tem nada nessa casa!

Quando queremos sair e não estamos com a autoestima boa dizemos: - Não tenho roupa!!

Se discordamos da opinião de determinado grupo de pessoas dizemos: - Mas também, ali ninguém presta mesmo!


Com relação aos homens não poderia ser diferente...

Quando nos desapontamos com algum homem (caso raro?) também colocamos todos no mesmo pacote... - todos os homens são iguais.


Isso não é verdade! Os homens são diferentes entre si, com personalidades e comportamentos distintos. Assim como todos os seres humanos, somos compostos por luz e sombra e seguimos padrões inconscientes, chamados de arquétipos por Jung, o criador da psicologia analítica.


A mitologia grega apresenta os arquétipos das deusas gregas e dos deuses gregos que nos ajuda a compreender que padrões de comportamentos que seguimos, que aspectos podemos evidenciar e quais podemos ressignificar.


Os deuses gregos mostram bem a diferença entre um homem e outro. Podemos ver que Urano, Cronos, Zeus, Poseidon e Hades são bem diferentes nas atitudes e nos comportamentos de Hermes, Ares, Hefestos, Apolo e Dionísio.


Os primeiros deuses citados acima demonstram autoridade, poder e carregam a imagem de criadores, governantes, sábios, amantes, enquanto os demais podem se enquadrar mais como heróis ou fora da lei, caras comuns ou como magos, prestativos ou mesmo bobos da corte.


Só com essa pequena introdução já podemos ver que os homens não são todos iguais... e nem as mulheres são!!


Somos todos seres relacionais e podemos viver relações bem mais saudáveis quando compreendemos que arquétipo estamos potencializando e com quais arquétipos os homens com os quais nos relacionamos estão ligados.


Para você que se interessou em conhecer melhor os homens da sua vida, lá no blog tem uma série de arquétipos para começarmos a definir o deus grego que mais se aproxima do tipo de cada um. Vamos começar a brincadeira?


Pare um pouco e faça uma lista dos homens com os quais você convive, como o pai, irmão, tios, amigos, chefes ou com aqueles que vemos na mídia, como políticos, atores, comunicadores...


Agora, veja em quais destas características cada um homem da sua lista se encaixa:


Inocente: aquele que acredita que o mundo pode ser melhor e para isso acontecer busca ajudar os outros. Ele não vê maldade nas outras pessoas.


Explorador: está sempre buscando novas aventuras, adora viajar e não suporta viver com regras e rotinas.

Sábio: você o encontra atrás de um livro ou de um computador buscando o conhecimento acadêmico. É metódico e detalhista e para ele a ciência tem a resposta para todas as questões.


Herói: está sempre se esforçando para conquistar seus objetivos. É corajoso, determinado e disciplinado.


Fora da Lei: acredita que regras nasceram para serem quebradas. O conceito de certo e errado é diferente das ideias convencionais.


Mago: é o sábio que acredita na ciência e também no inexplicável.


Cara Comum: busca se tornar igual a todos e para isso se molda a diferentes realidades.


Bobo da Corte: é aquele que parece que veio a passeio nessa vida. Não faz planos a médio e longo prazo e também não se importa com a opinião dos outros sobre sua vida.


Amante: se apaixona com facilidade por pessoas ou causas, se importa muito com a opinião das outras pessoas e seu maior medo é ficar sozinho ou não ter seu amor correspondido.


Criador: sua mente é inquieta e está sempre criando algo. A tecnologia ou as artes em geral, servem para ele expressar sua criatividade.


Prestativo: está sempre disposto a ajudar os outros e podem até mesmo esquecer de si mesmo em sua missão de servir.


Governante, sábio, amante, herói, fora da lei, mago, pessoa comum, prestativo, bobo da corte ou criador.


Os homens podem apresentar mais de uma característica, porém, haverá um arquétipo que será o dominante em cada um.


Pensa que acabou? Que tal agora você também fazer uma autoanálise para ver em quais desses arquétipos você se encaixa e qual é o seu arquétipo dominante?


Depois dessa análise você poderá começar a compreender o que causa ruídos na relação com seu amor.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page