Eu amava ouvir as fábulas quando era chiquita e sempre ficava pensando em outras lições nada óbvias e em algumas discordava prontamente.
A lição de moral da fábula “O velho, o menino e o burro”, que seria “Tentar agradar todo mundo é a maneira mais garantida de não agradar a ninguém”, vejo um pouco mais além, e por favor tome esse atrevimento como licença poética.
O velho, coitado, que para agradar a todos chegou a levar o burro nas costas, me parece um “carente emocional”. É aquele que não consegue se posicionar com firmeza, vive aceitando interferências de outras pessoas sobre sua vida. É aquela pessoa que não sabe dizer não pelo medo de desagradar e se submete ao outro porque condiciona a sua felicidade à outra pessoa.
O carente emocional tem receio de se posicionar e fica buscando coerência nas atitudes dos outros e se esquece que cada uma enxerga o que o interessa.
Para deixar de levar seu burro nas costas, o segredo é buscar agradar a si mesmo e para isso é preciso se conhecer, compreender suas limitações (que todos têm) e sua capacidade de superá-las.
Então, diga-me, como você está levando seu burro?
Tentar agradar a todos é a certeza de não agradar a ninguém, você colocou um fato que demorei a aprender.
( Muitas vezes negativa) em nossas vidas!!