top of page

Eu,Deusa?

Você, com toda certeza já ouviu falar que as mulheres são deusas. E não se trata apenas de uma “cantada” de alguém ou um bom tema para uma música.


A ideia da mulher como deusa permanece no inconsciente coletivo da humanidade desde os primeiros tempos e foi Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicólogo suíço que ao estudar a alma humana descobriu que os seres humanos seguiam padrões de comportamentos universais de forma inconscientes. A esses padrões inconscientes de comportamentos, Jung deu o nome de arquétipo.


A Mitologia Grega nos oferece um grande número de arquétipos muito bem estudados nas diversas áreas do conhecimento. Os arquétipos das deusas gregas nos ajudam a entender alguns comportamentos que são surpreendentes até mesmo para nós.


Você já percebeu como somos tão diferentes e tão iguais entre nós? Vivemos quase os mesmos dilemas, mas damos pesos diferentes aos acontecimentos da vida.


Para algumas mulheres, o casamento é a realização de um grande sonho, enquanto para outras não há nada mais importante que uma carreira de sucesso.


Há mulheres que sonham em serem mães desde pequenas, enquanto outras morrem de medo do compromisso eterno de ser mãe.


Mulheres que estão sempre dispostas a brigar por uma causa social, seguram bandeiras de movimentos e outras que buscam a meditação e a transcendência desse mundo.


Os arquétipos das deusas gregas são excelentes veículos que nos ajudam no processo do autoconhecimento. Sofremos influências de alguma deusa desde o tipo de relacionamento que temos com os nossos pais, irmãos, companheiros, companheiras, amigas... nas nossas escolhas profissionais e até mesmo na forma de nos vestir.


Com qual deusa você mais se identifica hoje?


Hera, a deusa esposa? Afrodite, a deusa amante? Héstia, a deusa sábia? Ártemis, a deusa irmã? Perséfone, a deusa filha? Deméter, a deusa mãe? Athena, a deusa guerreira?





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page